Vídeo Nuggets / Nutellas - Transforme os seus vídeos curtos em uma poderosa ferramenta digital.

Transforme seus vídeos curtos Nuggets / Nutellas em uma poderosa ferramenta para atrair leads, engajar e gerar uma avalanche de vendas no digital.

Perfeito para Lançadores, Experts e Estrategistas.

Guia completo para turbinar a sua audiência com vídeos curtos

Sabe aqueles vídeos curtos que todo mundo assiste nas redes sociais sem parar? O nome dele é Vídeo Nugget, também conhecidos como vídeo Nutella. Esse tipo de vídeo se tornou viral na internet e fez com que até mesmo as plataformas tivessem que se adaptar a essa nova forma de consumir conteúdo.

No marketing digital, essa tendência de vídeo se espalhou rapidamente, principalmente pela facilidade de criação, pois a grande maioria dos especialistas recorta esses trechos de vídeos maiores, como webinars, lives, palestras, eventos e todo tipo de gravação de conteúdo.

Quer saber mais como tornar os seus vídeos curtos em uma poderosa ferramenta de atração, engajamento e conversão? Nesse post você vai aprender:

  1. O que é um Vídeo Nugget?
  2. Por que você deveria estar fazendo Vídeo Nuggets?
  3. Qual o primeiro passo para produzir um Vídeo Nugget?
  4. A estrutura de um Vídeo Nugget
  5. O formato de gravação e edição de um Vídeo Nuggets.
  6. Primeiro passo para criar um Vídeo Nugget: O planejamento.
  7. Segundo passo para criar um Vídeo Nugget: A captura e edição.
  8. Terceiro passo para produção de um Vídeo Nugget: recursos visuais.
  9. Quarta etapa para produção de um Vídeo Nugget: legenda.
  10. E agora o que faço com o meu Vídeo Nugget?
  11. Com qual frequência devo postar meus vídeo nuggets / nutellas para ter mais resultado?
  12. Como automatizar a sua produção de Vídeo Nuggets?

Leia até o final e depois me conte o que achou…

Atuo há mais de 8 anos na produção de conteúdo digital. Nesse período, participei de múltiplos lançamentos de sete dígitos e acumulei vasta experiência trabalhando com as principais agências e especialistas do marketing digital.
Gabriel Goelzer
Editor de Vídeo e Empreendedor

Se você quer ganhar tempo e automatizar a produção dos seus vídeos clique no botão abaixo.

1 - O que é um Vídeo Nugget?

Antes de entender o que é um Vídeo Nugget, vamos compreender o principal: A atenção das pessoas está voltada para o digital.

O cliente ideal de qualquer negócio está na internet, e com a evolução do conteúdo, as pessoas deixaram de ler textos e começaram a assistir vídeos. No entanto, a quantidade de conteúdo nas redes sociais é massiva, e a disputa pelo tempo e atenção das pessoas gerou a necessidade de se adaptar.

Era necessário criar um tipo de conteúdo que fosse curto o suficiente para ser assistido, mas também interessante o bastante para que as pessoas cliquem.

Assim, surgiram os Vídeo Nuggets / Nutellas. Vídeos curtos de no máximo 2 minutos (quanto menos tempo, melhor), que apresentam um título forte e abordam alguma dor específica da sua audiência. 

O principal objetivo de um Vídeo Nugget é atrair a atenção do seu público por meio de um vídeo de fácil consumo, para que, com o tempo, ele engaje com o seu conteúdo e comece a vê-lo como uma autoridade, e então passe a consumir o seu conteúdo mais denso voltado para venda.

Para quem produz conteúdo, os Vídeo Nuggets funcionam como “Amostra” do seu conteúdo, gerando interesse da pessoa te conhecer e passar a consumir mais conteúdo seu, se tornando um seguidor e principalmente se você trabalha com lançamentos, se tornar uma compradora.

2 - Por que você deveria estar fazendo Vídeo Nuggets?

Se você está lendo isso, vou presumir que:

  • Você deseja se posicionar na internet como uma autoridade.
  • Você quer ganhar dinheiro online.
  • Você deseja captar mais leads.
  • Você deseja ganhar mais seguidores.

Para todos esses casos, afirmo que os Vídeo Nuggets são a principal forma de alcançar esses objetivos de maneira consistente.

Afirmo isso porque em todas as reuniões de agências e especialistas que participei, uma coisa era unânime: os vídeos são a principal forma de atrair clientes. Portanto, eles dedicam a maioria do tempo ao planejamento, gravação e edição de conteúdo em vídeo.

Não estou me baseando no que as pessoas dizem, mas sim no que elas fazem.

Comprovar essas informações é tarefa fácil. Abra a internet e analise o que o seu influenciador preferido e seu principal concorrente digital têm em comum: Vídeo Nuggets, ou seja, vídeos curtos.

A cada dia que passa, mais pessoas percebem a importância de postar conteúdo profissional na internet. Atualmente não postar Vídeo Nuggets pode torná-lo invisível em meio a tanto conteúdo na internet e dificultar muito o seu crescimento.

3 - Qual o primeiro passo para produzir um Vídeo Nugget?

Para produzir Vídeo Nuggets de forma consistente você precisa primeiramente planejar de onde vira o material para a criação do Vídeo.

Existem várias fontes para criar Vídeo Nuggets

  • Lives de conteúdos
  • Webinars
  • Vídeo Aulas
  • Tutoriais
  • Gravação

Isto é, se você deseja criar Vídeos Nuggets você precisa já possuir vídeos longos que sirvam como fonte de conteúdo para cortes de vídeos menores, ou você precisa planejar e gravar cada Vídeo Nugget de forma independente.

Como era no começo?

Os especialistas de marketing ministravam aulas, webinars e lives e delas eram recortados pequenos trechos (Vídeo Nuggets / Nutellas), e então eram editados e postados nas redes sociais. Porem com o tempo a competitividade e a necessidade de tornar os vídeos cada vez mais virais, deixou essa forma em segundo lugar.

Como é agora?

Com todos entendendo que os Vídeo Nuggets realmente funcionam e com o avanço das plataformas sociais que se adaptaram para esse tipo de conteúdo, os especialistas começaram a planejar cada Vídeo Nugget, construindo roteiros para prender a atenção das pessoas no vídeo e potencializando o alcance de cada vídeo.

Por onde você deve começar?

4 - A estrutura de um Vídeo Nugget

A estrutura de um Vídeo Nugget é composta das seguintes partes:

  • Gancho ou Punchline
  • Desenvolvimento
  • Call to action
  •  

Tudo isso com uma headline chamativa e legendado para atingir mais pessoas.

Vale notar que nessa estrutura, a chamada para ação muitas vezes pode ser incluída dentro do desenvolvimento do Vídeo Nugget, pois nem todas as pessoas vão assistir o seu conteúdo até o final.

Além disso, é importante ressaltar que ter um Vídeo Nugget legendado pode melhorar os seus resultados. Hoje em dia existem diversas ferramentas de legendas automáticas que vão te ajudar muito nisso.

Eu vou dar mais detalhes sobre cada uma dessas etapas nas próximas etapas desse artigo.

5 - O formato de gravação e edição de um Vídeo Nugget.

Como estamos falando de um vídeo curto, a grande maioria das redes sociais que aceitam esse tipo de conteúdo, trabalham com o formato vertical 1080px de largura por 1920px de altura.

Sendo assim é importante que você pense nisso tanto na hora da gravação quanto na hora da edição. Na hora que for gravar gire sua câmera ou posicione o seu celular na vertical, isso te dará mais angulo para capturar o vídeo com mais qualidade.

Nada impede que você poste vídeos no formato quadrado ou até mesmo horizontal em outras redes, mas atualmente o formato vertical perfeito para dispositivos móveis é o mais aceito e que te dará mais resultado.

6 - Primeiro passo para criar um Vídeo Nugget: O planejamento.

A primeira etapa para produção de um Vídeo Nugget esta relacionada com o planejamento.

Para você ter Vídeo Nuggets de forma consistente, vamos precisar de uma fonte de conteúdo, essa fonte pode ser vídeos antigos ou podemos gravar cada Vídeo Nugget de forma independente.

Para ficar mais fácil e ninguém se perder, vamos separar daqui para frente em dois casos:

Caso 1: Você vai retirar Vídeo Nuggets de um Vídeo longo previamente gravado, a origem pode ser uma vídeo aula, um webinar, um tutorial, algum evento, vídeos seus do YouTube.

Caso 2: Você vai planejar, roteirizar e gravar o Vídeo Nugget.

7 - Segundo passo para criar um Vídeo Nugget: A captura e edição.

Caso 1: Se você vai retirar o Vídeo Nuggets de um Vídeo longo previamente gravado, siga as etapas a seguir:

Você deve abrir esse vídeo longo em algum programa de edição, eu recomendo o Adobe Premiere para produção profissional, mas pode ser qualquer programa de edição que você tenha disponível, inclusive algum aplicativo no seu celular.

Com o vídeo aberto em seu programa de edição preferido, você deve assistir o vídeo e cortar algum trecho que contenha um conteúdo único e interessante e que resolva algum problema de sua audiência.

Esse trecho deve fazer sentido dentro da estratégia e segmentação que você está buscando e principalmente deve ter a capacidade de demostrar que você é uma autoridade no assunto.

Feita a primeira etapa de separação, devemos passar para os ajustes finos, e retirar desse corte todos os erros, todos os silêncios para tornar o vídeo mais dinâmico.

Com isso feito, agora devemos fazer alguns cortes e organizar o que foi falado, trocando algumas frases de lugar e trazendo a frase de maior impacto para o começo.

Como dito anteriormente na estrutura de um Vídeo Nugget, ele possui basicamente 3 partes

  • Gancho ou Punchline
  • Desenvolvimento
  • Call to action

Trazer a frase mais impactante para o início é importante para atrair a atenção da sua audiência. Os primeiros 5 segundos são os mais importantes para que as pessoas não pulem o seu vídeo e acabem reduzindo o alcance do seu conteúdo.

Depois de trazer o melhor para o começo, mantenha o desenvolvimento e como o seu vídeo foi retirado de uma gravação, o call to action tera que ser incluído em forma de tela final na edição.

Caso 2: Você vai planejar, roteirizar e gravar o Vídeo Nugget.

Essa é a opção mais usada hoje em dia por quem está no alto nível. Planejar e gravar cada Vídeo Nugget vai garantir alguns benefícios como:

  • Conteúdo otimizado
  • Maior qualidade na gravação
  • Vídeo mais interessante

Mas vale lembrar que fazer isso vai demandar muito mais tempo e recursos para produção, então essa não é opção mais prática para começar.

Antes de começar a fazer o roteiro de nosso Vídeo Nugget nos devemos escolher um tema impactante e criativo que seja fácil de transmitir e de ser compreendido. Anote isso, essa etapa é importantíssima para que você crie conteúdo que as pessoas queiram assistir.

Com esse tema selecionado vamos desenvolver o conteúdo dentro das 3 etapas:

1 – Gancho ou Punchline: 

Os primeiros segundos de um Vídeo Nugget são os mais importantes, se eles falharem a pessoa vai pular o vídeo e o resto não será sequer assistido. Então logo no início diga qual a dor ou problema o seu vídeo vai resolver, e da maneira mais impactante e interessante que for possível.

Se necessário escreva várias opções e depois selecione a que gerar mais atração para o seu vídeo.

2 – Desenvolvimento:

Escreva o desenvolvimento do conteúdo de forma clara e objetiva, sempre pensando que ele deve gerar autoridade para você. Poupe o tempo de sua audiência, quanto mais rápido você conseguir passar a sua mensagem mais tempo o Vídeo Nugget será assistido e melhor as redes sociais vão distribuir o seu conteúdo de forma orgânica.

3 – Call to action:

Um dos melhores benefícios de gravar o seu Vídeo Nugget é poder gravar a chamada para ação. Chame o cliente para te seguir e conhecer mais o seu trabalho, se o conteúdo for de opinião, pergunte também a opinião dos seus seguidores e aumente ainda mais o engajamento de sua postagem.

Depois de escrito o roteiro, grave tudo da melhor forma possível, não tenha medo de errar, depois você pode corrigir tudo isso na edição.

Agora com a gravação do seu Vídeo Nugget pronta, importe o vídeo para o seu programa de edição favorito e retire todos os erros, e todos os silêncios. Deixe o seu vídeo perfeito e mais curto possível.

8 - Terceiro passo para produção de um Vídeo Nugget: recursos visuais.

Agora que você tem o seu Vídeo Nugget editado no seu programa de edição preferido, você pode incrementá-lo e deixá-lo ainda mais interessante.

Utilize recursos como footages de vídeos para inserir entre as falas, insira recursos gráficos e animações para demostrarem melhor o que você está explicando, e caso o seu conteúdo permita, insira também memes e outros recursos que possam tornar o seu conteúdo mais interessante.

9 - Quarta etapa para produção de um Vídeo Nugget: legenda.

É fato que a maioria das pessoas acessa a internet utilizam dispositivos móveis, e outra pesquisa fala que boa parte dos vídeos são assistidos no mudo.

Sendo assim muitas pessoas não estão te escutando e sim apenas vendo, isso torna necessário que você legende os seus conteúdos para que eles não percam alcance. 

Atualmente existem vários aplicativos e programas de legendas automáticas que facilitam muito o seu trabalho nessa hora, sendo assim vale a pena fazer.

10 - E agora o que faço com o meu Vídeo Nugget?

Agora que você planejou, gravou e editou o seu Vídeo Nugget, chegou a hora de postar. Se você seguiu todas as minhas dicas, poderá usar esse mesmo vídeo em diversas redes sociais, como YouTube Shorts, Instagram, Facebook e Tiktok.

Caso você não queira ter o trabalho de ter que entrar em tantas plataformas para postar todos os dias, pode usar alguma ferramenta de agendamento de postagens.

11 - Com qual frequência devo postar meus vídeo nuggets / nutellas para ter mais resultado?

Mais importante que a quantidade é a constância nas suas postagens, então planeje quantos vídeos você consegue fazer semanalmente e os distribua de forma constante. 

Atualmente o mais comum é postar um Vídeo Nugget por dia.

12 - Como automatizar a sua produção de Vídeo Nuggets?

Ao longo desse artigo eu tentei explicar da melhor forma possível o mínimo que você precisa saber para ser capaz de desenvolver o seu próprio Vídeo Nugget. 

Mas talvez você não esteja interessado em ter que gastar várias horas por dia em um trabalho exaustivo de edição e planejamento em algo que é totalmente fora da sua área.

Também é importante ressaltar que tudo que ensinei é apenas uma parte de todo conhecimento necessário para produção de vídeos de qualidade. 

Para seguir produzindo Vídeo Nuggets de forma consistente e profissional, você terá que inevitavelmente investir em equipamentos robustos de edição, softwares pagos, plugins para dar velocidade a seu trabalho e assinar diversas bibliotecas de ativos que contenham músicas, imagens, vídeos e efeitos sonoros.

Tudo isso envolve tempo, conhecimento e um alto investimento. E se você quiser passar para o próximo nível e aumentar as postagens terá que investir em uma equipe de edição qualificada.

Mas afinal, como automatizar a produção dos seus vídeo nuggets?

A resposta é simples: Contratando alguém capaz de editar todo o seu material de forma profissional e eficiente.

Eu atuo há mais de 8 anos na produção de conteúdo digital. Nesse período, participei de múltiplos lançamentos de sete dígitos e acumulei vasta experiência trabalhando com as principais agências e especialistas do marketing digital.

Atendi grandes especialistas em marketing digital de diversas áreas como: idiomas, varejo, saúde e tecnologia.

Toda essa bagagem me deu o conhecimento necessário para o trabalho que eu promovo.

Ao contratar um especialista na edição dos seus Vídeo Nuggets você poupa tempo e pode focar no que você faz de melhor.