Caso 1: Se você vai retirar o Vídeo Nuggets de um Vídeo longo previamente gravado, siga as etapas a seguir:
Você deve abrir esse vídeo longo em algum programa de edição, eu recomendo o Adobe Premiere para produção profissional, mas pode ser qualquer programa de edição que você tenha disponível, inclusive algum aplicativo no seu celular.
Com o vídeo aberto em seu programa de edição preferido, você deve assistir o vídeo e cortar algum trecho que contenha um conteúdo único e interessante e que resolva algum problema de sua audiência.
Esse trecho deve fazer sentido dentro da estratégia e segmentação que você está buscando e principalmente deve ter a capacidade de demostrar que você é uma autoridade no assunto.
Feita a primeira etapa de separação, devemos passar para os ajustes finos, e retirar desse corte todos os erros, todos os silêncios para tornar o vídeo mais dinâmico.
Com isso feito, agora devemos fazer alguns cortes e organizar o que foi falado, trocando algumas frases de lugar e trazendo a frase de maior impacto para o começo.
Como dito anteriormente na estrutura de um Vídeo Nugget, ele possui basicamente 3 partes
- Gancho ou Punchline
- Desenvolvimento
- Call to action
Trazer a frase mais impactante para o início é importante para atrair a atenção da sua audiência. Os primeiros 5 segundos são os mais importantes para que as pessoas não pulem o seu vídeo e acabem reduzindo o alcance do seu conteúdo.
Depois de trazer o melhor para o começo, mantenha o desenvolvimento e como o seu vídeo foi retirado de uma gravação, o call to action tera que ser incluído em forma de tela final na edição.
Caso 2: Você vai planejar, roteirizar e gravar o Vídeo Nugget.
Essa é a opção mais usada hoje em dia por quem está no alto nível. Planejar e gravar cada Vídeo Nugget vai garantir alguns benefícios como:
- Conteúdo otimizado
- Maior qualidade na gravação
- Vídeo mais interessante
Mas vale lembrar que fazer isso vai demandar muito mais tempo e recursos para produção, então essa não é opção mais prática para começar.
Antes de começar a fazer o roteiro de nosso Vídeo Nugget nos devemos escolher um tema impactante e criativo que seja fácil de transmitir e de ser compreendido. Anote isso, essa etapa é importantíssima para que você crie conteúdo que as pessoas queiram assistir.
Com esse tema selecionado vamos desenvolver o conteúdo dentro das 3 etapas:
1 – Gancho ou Punchline:
Os primeiros segundos de um Vídeo Nugget são os mais importantes, se eles falharem a pessoa vai pular o vídeo e o resto não será sequer assistido. Então logo no início diga qual a dor ou problema o seu vídeo vai resolver, e da maneira mais impactante e interessante que for possível.
Se necessário escreva várias opções e depois selecione a que gerar mais atração para o seu vídeo.
2 – Desenvolvimento:
Escreva o desenvolvimento do conteúdo de forma clara e objetiva, sempre pensando que ele deve gerar autoridade para você. Poupe o tempo de sua audiência, quanto mais rápido você conseguir passar a sua mensagem mais tempo o Vídeo Nugget será assistido e melhor as redes sociais vão distribuir o seu conteúdo de forma orgânica.
3 – Call to action:
Um dos melhores benefícios de gravar o seu Vídeo Nugget é poder gravar a chamada para ação. Chame o cliente para te seguir e conhecer mais o seu trabalho, se o conteúdo for de opinião, pergunte também a opinião dos seus seguidores e aumente ainda mais o engajamento de sua postagem.
Depois de escrito o roteiro, grave tudo da melhor forma possível, não tenha medo de errar, depois você pode corrigir tudo isso na edição.
Agora com a gravação do seu Vídeo Nugget pronta, importe o vídeo para o seu programa de edição favorito e retire todos os erros, e todos os silêncios. Deixe o seu vídeo perfeito e mais curto possível.